Cepac Barueri - Associação para a Proteção e Crianças e Adolescentes

SDG Action Network

Our SDG Action on September 25th

MARATONA CEPAC DA SUSTENTABILIDADE

Brazil Parque Imperial, Barueri - State of São Paulo, Brazil
Number of people taking this action: 50-250
A Maratona de Sustentabilidade terá como foco os ODS aproximando as crianças e adolescentes das temáticas e estimulando a reflexão por meio de jogos, quizz, produção fotográfica e arrecadação de óleo vegetal na comunidade.  Se sua empresa ou condomínio querem doar o óleo de cozinha usado podem entrar em contato pelo site http://cepacbarueri.org.br/web/fale-conosco  Abaixo o descritivo da atividade: TAREFA Nº 1 – Grito de Guerra Objetivo: Fazer parte da equipe em prol ao meio ambiente sustentável e mais qualidade de vida. Desenvolvimento: As equipes deverão produzir e ensaiar um grito de guerra (relacionar ao óleo usado de cozinha), o qual deverá ser anunciado toda vez que os Instrutores pedirem. TAREFA Nº 2 – Arrecadação de óleo vegetal Objetivo: Conscientizar os beneficiários e a comunidade sobre os malefícios do óleo usado no meio ambiente e que descartar corretamente o detrito é a melhor solução. Desenvolvimento: As equipes sairão pela comunidade informando a cada morador e comerciante local a respeito do descarte correto do óleo de cozinha usado, bem como o benefício que traz a natureza e realizarão a coleta. As equipes serão pontuadas pela quantidade de litro de óleo coletado. TAREFA Nº 3 – Fotografia Objetivo: Trazer o beneficiário a uma reflexão mais profunda a respeito de bons e maus hábitos relacionados ao meio ambiente da comunidade em que vivem. Desenvolvimento: Cada equipe deverá tirar duas fotografias, pelo bairro, representando o contraste no meio ambiente (destruição/preservação). As fotografias deverão serem expostas no mural externo (pátio). Estas serão pontuadas de acordo com a qualidade de imagem e coerência com a proposta. TAREFA Nº 4 – Jogos de Estafeta Objetivo: Buscar o desenvolvimento da cooperação e da competitividade, por meio do lúdico, para uma nova atitude em direção à transformação que a sociedade e o planeta necessitam. Desenvolvimento: No pátio estará disposto um circuito de jogos, onde a cada estação, as equipes relacionarão com um dos ODS. TAREFA Nº 5 – QUIZZ e Apresentação Objetivo: Promover a agenda 2030, que diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em seus 5 eixos. Desenvolvimento: As equipes deverão nomear um representante para responder as questões do QUIZZ. Em seguida, deverão se reunir em uma sala para que apresente sugestões de melhoria da qualidade de vida de acordo com cada objetivo. Os Instrutores entregarão um cartão para cada equipe, contendo uma situação problema. A equipe terá 5 minutos para apresentar sua proposta final, em slides, para os jurados, fazendo link com os ODS. AVALIAÇÃO A avaliação será por meio de pontuação em que cada equipe acumulará, durante cada tarefa cumprida: 1º lugar: 200 pontos 2º lugar: 175 pontos 3º lugar: 150 pontos 4º lugar: 100 pontos 5º lugar: 50 pontos O grupo ganhador do 1º lugar receberá medalhas e brindes. Os grupos pontuados em 2º, 3º 4º e 5º lugares receberão saquinhos de doces, pela participação.  
SDGs
3 Good Health & Well-Being 6 Clean Water & Sanitation 11 Sustainable Cities & Communities 13 Climate Action 14 Life Below Water 17 Partnerships for the Goals
Organising Partners
Comunidade do Parque Imperial

About Cepac Barueri - Associação para a Proteção e Crianças e Adolescentes

O Cepac está localizado no bairro Parque Imperial, em Barueri, e completou 25 anos em maio de 2018. Atualmente, são desenvolvidos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que fazem parte da Proteção Social do Sistema Único de Assistência Social: Semeando o Futuro e Profissionalizante. E, para a inserção dos usuários no mercado de trabalho, é desenvolvido o Programa Aprendiz Cidadão.

Retomando o serviço de acolhimento, em 2010 foi inaugurada a Casa Glorinha, residência para até 20 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude por terem algum direito básico violado.

Ampliando a gama de serviços prestados ao município de Barueri, em 2016, o Cepac tomou a frente da Residência Inclusiva em parceria com a Prefeitura a fim de atender as especificações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limites.

O Cepac cresceu junto com o bairro Parque Imperial e tornou-se parte dele. A vida das pessoas que moram no bairro foi sendo construída com a presença e a influência constante da instituição. O Cepac acompanhou as mudanças sociais dessa comunidade e influencia intensamente no cotidiano de muitas famílias.

Countries We Work in
Brazil
Languages We Work in
Portuguese
SDGs We Tackle
1 No Poverty 3 Good Health & Well-Being 4 Quality Education 5 Gender Equality 8 Decent work and economic growth 10 Reduced Inequalities 17 Partnerships for the Goals
TYPE
ngo