Transvê Poesias

SDG Action Network

Our SDG Action on September 25th

Intervenção Poética - Especial Agenda 2030

Brazil Ouro Preto, MG, Brasil
Number of people taking this action: 250 or more
Recebemos poesias todo ano para por nas garrafas.  Essa edição especial vem com o intuito de somar com a Ação Global Agenda 2030 Estaremos realziando a Intervenção no Departamento de Artes  da UFOP - Universidade Fedaral de Ouro Preto | MG. Dentro da X  Semana de Artes. As Intervenções Poéticas que começa na preparação do jornal que é colado no externo da garrafa e logo após recebe um poema impresso sobrepondo este e a garrafa (prática oferecida na oficina). Após a preparação, as garrafas poéticas seguem para a intervenção, ornamentando o lugar escolhido como praças, postes e árvores, levando a finalização do processo de concretização ao público. A ideia é que os versos toque o outro neste encontro dele com o poema e o incentive a levar (de forma gratuita) uma ou mais garrafas poéticas. Com isso o projeto amplia dentro do que se propõe reutilizar, levar poesia e incentivar a leitura. Evento via página do Projeto no Facebook https://www.facebook.com/events/512625675868229/ 
SDGs
6 Clean Water & Sanitation 9 Industry, Innovation & Infrastructure 10 Reduced Inequalities 11 Sustainable Cities & Communities 12 Responsible Consumption & Production 13 Climate Action
Organising Partners
MultiCultural Produções Artísticas ( DEART - UFOP)

About Transvê Poesias

Transvê Poesias é um projeto que busca ampliar os horizontes das artes, promovendo o acesso, criando ações de comunhão entre artistas e sociedade, e levando a reflexão sustentável em suas atividades. São três frentes de atuação que desenvolvemos Oficinas, Intervenções e Produções Culturais. Todas elas podem ocorrer individualmente ou conectadas.

Nas intervenções focamos na reutilização de garrafas Long Necks e Jornais, levando Poesia e incentivando a Leitura. Já na oficina o olhar se volta para cada participante, é ele o protagonista: quem escreve, produz e expõe a obra. E concluindo, nossas produções são voltadas a eventos culturais, shows, peças, saraus etc.

A ideia de reutilizar materiais que seriam descartados e que demorariam anos a se decompor na natureza, sendo que estes não são retornáveis, é uma ideia primordial e mantida, desde a idealização do projeto. Acreditamos que é possível fazer arte com meios baratos e simples, ao passo que, somamos no processo de desintoxicação do planeta e diminuição das mudanças climáticas.

O projeto surgiu em Abril de 2014 e com mais de quatro anos já possui em seu histórico mais de 5 mil e 200 garrafas poéticas espalhadas por todo Brasil e já em alguns países no exterior. Até o presente momento foram 58 Intervenções Poéticas que aconteceram em MG, ES, SC e SP.

PREMIO

Centenário Manoel de Barros é premiado com o Troféu GREEN NATION. Dentro do 8° Fórum Mundial da Água (premiação - 23/03/2018).

Categoria: Melhor Documentário 2018 (escolhido pelo júri oficial).

https://www.instagram.com/poesiastransve/?hl=pt-br
Countries We Work in
Brazil
Languages We Work in
Portuguese
SDGs We Tackle
10 Reduced Inequalities 11 Sustainable Cities & Communities 12 Responsible Consumption & Production 13 Climate Action
TYPE
foundation