CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo)

SDG Action Network

Our SDG Action on September 25th

FÓRUM CIOESTE

Brazil São Paulo, SP, Brasil
Number of people taking this action: 250 or more
Fórum Cioeste reúne 7 prefeitos das principais cidades. Gestores compartilham projetos e se comprometeram a combater a corrupção e estimular o desenvolvimento sustentável.   Prefeitos dos municípios localizados a oeste da Grande São Paulo e de outras regiões do Estado participaram do Primeiro Fórum Gestão Municipal de Impacto (Forum GMI), realizado pelo Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) no dia 30 de agosto de 2017, em Barueri. Criado para abrir um canal de debate e avaliação de práticas eficientes na gestão pública, o evento contou com a presença do vice-governador Márcio França, de 27 prefeitose dos deputados estaduais MArcio Camargo e Carlos Cezar.  Além de apresentar iniciativas bem-sucedidas, os gestores falaram sobre os índices positivos em seus municípios. NO encerramento, assinaram a Primeira Carta Cioeste de Gestão Municipal de Impacto, um compromisso para combater a corrupção e o desperdício, ampliandoa transparênciae fomentando o desenvolvimento sustentável para promover a inovação, a tecnologia, as soluções consorciadas e a gestão fiscal.   + de 1000 Participantes, Evento reuniu lideranças da região, centenas de participantes e debateu gestão pública de impacto. Temas como Educação, Saúde, Desenvolvimento e Região Metropolitana foram apresentados no fórum.
SDGs
1 No Poverty 3 Good Health & Well-Being 4 Quality Education 5 Gender Equality 6 Clean Water & Sanitation 7 Affordable & Clean Energy 8 Decent work and economic growth 9 Industry, Innovation & Infrastructure 10 Reduced Inequalities 11 Sustainable Cities & Communities 13 Climate Action 15 Life on Land 16 Peace, Justice & Strong Institutions 17 Partnerships for the Goals

About CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo)

A região oeste da grande São Paulo é reconhecida pelas virtudes ímpares no cenário econômico da metrópole e do Estado. A projeção econômica dos últimos anos associada às práticas de sustentabilidade ambiental, social e cultural garantiu protagonismo nacional e internacional, que culminou com a integração cada vez maior entre as cidades.

Nesse contexto, em 2013, foi fundado o CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, reunindo um grupo de 10 cidades estratégicas para São Paulo e para o Brasil.

Formado pelos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana e Parnaíba, Araçariguama e Vargem Grande Paulista, o CIOESTE responde por uma região que conta com mais de 2 milhões de habitantes distribuídos em uma área superior a 1.000km². As cidades que integram o CIOESTE contribuem com aproximadamente 3% do PIB Nacional e 10% do PIB estadual, sendo reconhecidas pelas virtudes ímpares no cenário econômico da metrópole e do estado, como mencionado anteriormente.

Para as cidades participantes, o consórcio foi um dos maiores acontecimentos dos últimos anos. As reuniões dos prefeitos são mensais e não há bandeira partidária que se sobressaia, o que favorece os projetos de mobilidade, saúde, cultura e demais setores para promover o progresso regional.

O trabalho do CIOESTE não se resume em reuniões entre prefeitos e assessores. O consórcio pode contratar, licitar, realizar obras e até captar recursos fora do país para os projetos em desenvolvimento.

Anualmente, a assembleia elege um dos prefeitos para ocupar a presidência e executar os projetos com o apoio da Secretaria Executiva, formada por corpo técnico habilitado para responder pelos aspectos operacionais do consórcio.

A principal meta do CIOESTE é estabelecer soluções regionais eficazes para questões locais, como a destinação de resíduos da construção, serviços da área de saúde, coordenação de defesa civil, mobilidade, campanhas contra endemias, entre outras.

A atuação do CIOESTE como espaço de articulação, mas também de avaliações, planejamentos e empreendimento de soluções regionais, vem se intensificando ao longo do tempo, ganhando mais força e produzindo resultados efetivos para os moradores das cidades participantes.

Countries We Work in
Brazil
Languages We Work in
Portuguese
SDGs We Tackle
3 Good Health & Well-Being 4 Quality Education 5 Gender Equality 6 Clean Water & Sanitation 7 Affordable & Clean Energy 8 Decent work and economic growth 9 Industry, Innovation & Infrastructure 10 Reduced Inequalities 11 Sustainable Cities & Communities 13 Climate Action 15 Life on Land 16 Peace, Justice & Strong Institutions 17 Partnerships for the Goals
TYPE
pvtsector