SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

SDG Action Network

YOU ARE ADDING ACTION(s) UNDER SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Add Actions

SDGs*
Estimated Participants*
Organising Partners
What type(s) of action(s) do you plan to be part of the campaign?*
Embed Code - use this if you want to feature media in your action

A Rede Municipal de Ensino (RME), estruturada por meio da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, atende 140 mil crianças e estudantes, matriculados em 185 escolas e 221 Centros Municipais de Educação Infantil.

O município é responsável pela educação infantil e primeira fase do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º anos).

Nas unidades educacionais é garantida a alimentação, sendo que há cardápios especiais conforme a necessidade das crianças (diabetes, doença celíaca, intolerância à lactose, entre outras), além de atendimento especializado a estudantes em inclusão.

Estes contam com atendimento específico de acordo com o caso sendo que, nas unidades, há profissionais de apoio, conforme a necessidade, para tarefas de alimentação, higiene e locomoção. Para serviços de avaliação e atendimento de casos específicos, a RME conta ainda com 9 Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado.

Cabe salientar que, no que se refere ao currículo e orientações norteadoras da rede municipal de ensino, a SME também articula ações pedagógicas considerando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Tais ações objetivam assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, bem como promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida das crianças e estudantes, considerando as dimensões do desenvolvimento sustentável.

Our Call to Action

EDUCAÇÃO DE CURITIBA EM PROL DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

OUR ACTIONS

* The designations employed and the presentation of material on this map do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of the United Nations concerning the legal status of any country, territory, city or area or its authorities, or concerning the delimitation of its frontiers or boundaries.

ACTION LIST

Number of people taking this action: 250 or more
O III SEMINÁRIO MUNICIPAL EM DIREITOS HUMANOS DE CURITIBA, II FÓRUM TRANSFORMANDO REALIDADES: EQUIDADE NA EDUCAÇÃO E II FÓRUM REDE DE PROTEÇÃO TEM COMO OBJETIVO APROFUNDAR E AMPLIAR AS REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS AFIRMATIVAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO, PROTEÇÃO, DEFESA E REPARAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, BEM COMO PROMOVER AÇÕES ARTICULADAS ÀS TEMÁTICAS SUPRACITADAS, A PARTIR DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.  PARA PARTICIPAR, PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E COMUNIDADE PODEM SE INSCREVER A PARTIR DE INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS NO PORTAL  APRENDERE.CURITIBA.PR.GOV.BR.
Organising Partners
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA COORDENADORIA DE EQUIDADE, FAMÍLIA E REDE DE PROTEÇÃO
Number of people taking this action: 250 or more
A SEMANA MUNDIAL DE AÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA, TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR INICIATIVAS EM PROL DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REALIZADAS NAS UNIDADES EDUCACIONAIS. PARA TANTO,  PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO , POR MEIO DE FOTOS E POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS FACEBOOK E INSTAGRAN - UTILIZANDO AS HASHTAGS #ACT4SDGS  #EDUCAÇÃODECURITIBA  #CURITIBASUSTENTÁVEL - PUBLICARÃO SUAS INICIATIVAS, ARTICULANDO AOS OBJETIVOS TRABALHADOS.   
Organising Partners
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA PROGRAMA LINHAS DO CONHECIMENTO
Number of people taking this action: 1000-50000
Curitiba's Municipal Schools in Brazil think and act in favor of SDGs. There are many initiatives that involve sustainable attitudes, thinking about people and planet's quality of life.
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267
Number of people taking this action: 50-250
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-da-escola-municipal-cei-david-carneiro-saem-as-ruas-pelo-fim-da-violencia-contra-mulheres-e-pela-igualdade-de-genero/16289
Number of people taking this action: 1000-50000
As unidades da Regional do Tatuquara, em Curitiba, têm desenvolvido diversas ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolvendo estudantes e profissionais da educação nas propostas, tendo como objetivo a mudança de hábitos, a prática de atitudes sustentáveis e a sensibilização de toda a comunidade para que as metas da agenda 2030 sejam atingidas de maneira eficaz. Dentre estas atividades, destacou-se a proposta no entorno realizada com o CMEI Milton Luiz Pereira, na qual os estudantes do Maternal I após terem trabalhado em sala sobre a alimentação saudável foram até ao Supermercado que fica nas proximidades da unidade e visitaram o setor de hortifruti onde puderam visualizar e provar algumas frutas. As professoras abordaram o tema com os estudantes, enfatizando a importância de uma boa alimentação e da prática de atividades físicas.
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/quarta-e-dia-de-feira-maternal-i-aproveitou/16258?fbclid=IwAR2bqsCnBAudu4MSXYWFSpp4lM32Yx2dkED97dDblSHkzDNj54Ikizrvew0
Organising Partners
Supermercado Jacomar.
Number of people taking this action: 1000-50000
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são cada vez mais abordados nas unidades institucionais da Regional Boa Vista. As iniciativas tratam de ações relacionadas a alimentação saudável e o desperdício alimentar, horta escolar e comunitária, reciclagem do lixo e consumo consciente, separação de resíduos e compostagem, educação empreendedora, jardins de mel, campanhas visando a saúde e qualidade de vida, e muito mais! Dentre essas atividades, destacamos a prática da Escola Municipal Herley Mehl em colaboração com o Programa Linhas do Conhecimento. Essa parceria, com objetivo de fomentar ações que promovam o intercâmbio dialógico e qualitativo entre diferentes gerações, envolveu uma turma de 6º ano e os idosos que frequentam o Clube da Gente. Esses encontros são oportunidades de aprender coletivamente que ressaltam a importância do trabalho com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 e 4.
Organising Partners
Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - Regional Boa Vista
Number of people taking this action: 1000-50000
As unidades da Regional do Pinheirinho, em Curitiba, têm desenvolvido diversas ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolvendo estudantes e profissionais da educação nas propostas, tendo como objetivo a mudança de hábitos, a prática de atitudes sustentáveis e a sensibilização de toda a comunidade para que as metas da agenda 2030 sejam atingidas de maneira eficaz. Os estudantes da E.M CEI Francisco Frischmann, do 4º ano, desenvolveram uma proposta sobre o plantio e colheita de alguns alimentos num espaço dentro da escola. A atividade contou com a participação de um morador da comunidade local que conversou um pouco sobre os cuidados necessários no cultivo de diversas hortaliças. Os estudantes visitaram uma horta comunitária no intuito de perceber a organização deste espaço, de volta à escola dedicaram-se à limpar o terreno e fazer o plantio de mudas de alface, brócolis e temperos diversos. Dentro da perspectiva do ODS 11,  puderam perceber que é possível produzir e cultivar alimentos em espaços alternativos. Durante todo o período de desenvolvimento dos alimentos dispensaram cuidados e, após a colheita, degustaram uma deliciosa salada produzida de maneira sustentável.
Organising Partners
Secretaria Municipal do Abastecimento
Number of people taking this action: 50-250
A turma de 5º ano da professora Claudia, na Escola Municipal Madre Antônia, realiza periodicamente conforme planejamento escolar, uma ação intergeracional com o Lar de Idosos Recanto do Tarumã. Essa atividade promove diálogos e trocas de experiências significativas tanto para os estudantes quanto para os residentes do lar. O projeto tem por objetivo principal a vivência e a relação do ontem com o hoje por meio de atividades como o cultivo de plantas , jardinagem, horta e a promoção da campanha de coleta de tampinhas plásticas para a troca por fraldas geriátricas. Numa relação direta, referenciam o projeto com os ODS 3 BOA SAÚDE E BEM ESTAR , o 4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE e o 10 REDUZIR AS DESIGUALDADES. 
Organising Partners
Lar dos Idosos Recanto do Tarumã
Number of people taking this action: 50-250
A horta por capilaridade funciona com uma tubulação localizada no fundo de uma caixa, sem vazamentos, de forma que a água suba por capilaridade até as raízes por entre os poros localizados nas partículas do solo. Isso evita a necessidade da rega diária da planta, que pode gerar doenças fúngicas, afogamento ou até o cozimento da mesma. O sistema de irrigação por capilaridade é ideal para quem deseja cultivar hortaliças e possui pouco espaço, já que exige menos regas e desperdiça menos água. Pensando nas questões de sustentabilidade e nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), as caixas de isopor são utilizadas para transporte e armazenamento de peixes em uma peixaria e a escola reutiliza as mesmas para fazer a horta capilar. Ainda na ideia sustentável,  pensando no uso consciente do papel e na tecnologia, foi criado um QRCODE para a informação da horta por capilaridade da Escola Municipal Vila Torres.        
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/horta-por-capilaridade-escola-municipal-vila-torres/16046
Organising Partners
SMSAN – Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Number of people taking this action: 20-50
O lixo e a poluição encontrados pelo caminho durante aula de entorno, foram o disparador para parte da atividade referente aos projetos desenvolvidos na EM São José pela professora de Ciências Ana Paula Osatchuk em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS. Durante as andanças, os estudantes puderam perceber e registrar, por meio dos “tablets”, todo o lixo espalhado pelo caminho, onde também encontraram pontos de poluição das águas.  No trajeto, os estudantes foram acolhidos pela Sra. Valdira, responsável por um ponto de coleta de recicláveis, que explicou um pouco de sua rotina e mostrou como funciona o seu local de trabalho. Ela também foi convidada para ir até a escola para conversar melhor com os estudantes sobre esse importante ofício. Chegando ao Parque Passaúna, puderam desfrutar da bela paisagem e descobrir um pouco da história do lugar. Certamente esta caminhada possibilitou muitos subsídios que delinearão as próximas ações em sala de aula. A análise e exposição das fotos farão parte da proposta.  Toda a ação foi acompanhada pela equipe da Guarda Municipal, equipe diretiva da escola e pelas professoras do Programa Linhas do Conhecimento da Regional CIC.
Organising Partners
Guarda Municipal e Comunidade local
Number of people taking this action: 50-250
Os estudantes do 5º ano da professora Danuzia da Escola Municipal Professora Maria Nicolas pesquisaram e buscaram informações sobre as PANC´s. A turma sairá em breve para uma aula de campo com o objetivo de reconhecer na prática as plantas alimentícias não convencionais e suas propiedades.
Organising Partners
Comunidade Guarda Municipal
Number of people taking this action: 250-1000
No Núcleo Regional de Educação do Bairro Novo, o CMEI Coqueiros, está preparando junto com as crianças um lindo local para receber o Jardins de mel das abelhinhas sem ferrão. Este trabalho teve início a partir da curiosidade das crianças, que localizaram dentro do CMEI uma árvore, que continha uma resina que a princípio eles acharam que era mel. A professora percebendo a curitosidade das crianças, aproveitou para explorar o assunto em seu planejamento.Foram pesquisas sobre as abelhas , alimentação com o mel, habitat e  curiosidades sobre a importância das abelhas para a vida na Terra. A Diretora da Unidade, solicitou que a  Pegagoga representante do Programa Linhas do Conhecimento estivesse orientando o trabalho, pois as crianças estavam muito empolgadas para saber mais sobre o assunto, foi então que, quando desta parceria, surgiu a idéia de expandir o assunto para a comunidade. No dia da integração com as famílias, foi feito uma palestra com o A Felipe de Jesus Agroecologista,idealizador dos jardins de Mel em Curitiba, para que os pais soubessem mais sobre o assunto das Abelhas sem ferrão e sobre a importância delas para a vida no nosso Planeta.As crianças participaram neste dia em uma oficina lúdica sobre as abelhas , a comunidade fez  algumas sugestões sobre a aquisição das caixas de abelhas e se prontificaram a  ajudar. O CMEI foi selecionado pelo Núcleo Regional de Educação  para receber a caixa de Jardins de Mel que será doada pela SMMA, em parceria com a SME e o Programa Linhas do Conhecimento. Para que o Local fique completo, agora só faltam as abelhinhas sem ferrão chegarem, pois o local escolhido para elas morarem já está todo preparado pelas crianças com muito carinho. ODS 2,4 E 15.
Countries We Work in
Brazil
Languages We Work in
Portuguese
SDGs We Tackle
4 Quality Education 5 Gender Equality 11 Sustainable Cities & Communities
TYPE
GOVERNMENT